top of page
Buscar
Foto do escritorMilla

Onde ficam os EMIRADOS ÁRABES




Os Emirados Árabes Unidos estão situados no sudeste da Península Arábica, fazendo fronteira com Qatar, Omã e Arábia Saudita. Sua área total é de 83.600km², que são divididos em sete emirados, sendo a capital o emirado de Abu Dhabi.


Mas, afinal, o que são Emirados?


Emirados são territórios administrados por um Emir (ou Sheikh, como se conhece mais popularmente no ocidente). Assim, os Emirados Árabes Unidos são um conjunto de sete cidades: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ras al- Khaimah, Sharjah, Umm al-Quwain, cada uma administrada por um Emir em modalidade de monarquia absoluta hereditária e com total soberania sobre os assuntos internos de seu respectivo emirado.

Essas sete monarquias se uniram em forma de federação, criando-se assim um governo federal e nomeando um presidente que, atualmente, é o Sheikh de Abu Dhabi. O Sheikh de Dubai, por sua vez, ocupa os cargos de vice-presidente e primeiro-ministro. Essa formação foi estabelecida oficialmente no dia 2 de dezembro de 1971, que é quando se comemora o Dia Nacional e se celebra a união dos sete emirados.

Fica aí, que vamos te explicar um pouquinho melhor sobre cada Emirado! Vamos lá...


Abu Dhabi


A capital dos Emirados é o maior de todos eles em extensão, com 67.340km², equivalente a 86,7% da área total do país. É a sede do governo federal e de todos os seus órgãos, e é onde se localizam as embaixadas de outros países.

A cidade acomoda grandes pontos turísticos como a Sheikh Zayed Mosque (uma das maiores mesquitas do mundo) e Palácios de governo, a belíssima corniche e o famoso Emirates Palace Hotel onde você encontra o super comentado (e instagramado) café com ouro.

Desde 2009 é uma das sedes do circuito mundial de Fórmula 1, o que definitivamente traz grande movimentação para a cidade, não só pela corrida, mas por todo entretenimento envolvido. Acoplado ao autódromo tem-se o primeiro parque temático da escuderia Ferrari e lá, entre todas as atrações, está a Fórmula Rossa, simplesmente a montanha russa mais rápida do mundo, que atinge 240km/h em menos de 5 segundos! Diz aí... você tem coragem de encarar?


Dubai


Dubai é o segundo maior Emirado e talvez o mais famoso de todos. Residência de hotéis de renome mundial, arquitetura moderna e gigantescos arranha-céus que se misturam com mercados tradicionais, shopping centers, praias e desertos. Existe um pouco de Dubai para cada gosto! Algumas das principais atrações turísticas do emirado são os oásis de Hatta, onde a aventura é o combustível para trilhas, caiaques, mountain bike e motocross. Se você curte uma vibe mais cosmopolita, aqui tem hotéis para todos os gostos e bolsos, mas com certeza o mais famoso é o hotel Burj Al Arab em forma de vela. O icônico hotel foi classificado com 7 estrelas e é um dos maiores cartões postais da cidade. Monumentos como o Dubai Frame e o Burj Khalifa estão no imaginário de todos os amantes de design e de altura. E por falar em altura, que tal saltar de paraquedas sobre uma das maiores ilhas artificiais do mundo? Sim, o Sky Dubai é um famoso ponto de saltos de paraquedas que tem como background a extravagante ilha Palm Jumeirah (aquela em formato de tamareira) e pista de aterrissagem bem no coração da Marina de Dubai. Tem muuita coisa para explorar por aqui… Que tal?

Sharjah


Sharjah é conhecida como capital cultural e a cidade universitária dos Emirados Árabes Unidos é aqui que estão as maiores e mais tradicionais universidades e também eventos culturais, exposições e feiras internacionais. O Emirado já foi nomeado Capital Cultural do Mundo Árabe pela UNESCO, uma honra muito merecida e também o título de Capital da Cultura Islâmica em reconhecimento às suas contribuições notáveis ​​na preservação, promoção e disseminação da cultura islâmica local. Sharjah manteve vivo o espírito de sua história ao incorporar a tradição em todos os aspectos do desenvolvimento contemporâneo. O resultado é um emirado vibrante e moderno que, ao mesmo tempo, preserva respeito em sua história. Mas os reconhecimentos deste emirado não param por aí! Este também foi nomeado uma das melhores cidades do mundo para se ser estudante universitário e em 2019 Sharjah foi nomeada Capital Mundial do Livro pela UNESCO. Mas para além da preservação cultural, Sharjah também não mede esforços e investimento na qualidade de vida de seus residentes, tendo sido nomeada uma das cidades mais saudáveis do mundo pela Organização Mundial de Saúde. A razão de todos estes títulos está espalhada pela cidade, centros administrativos e comerciais e um enorme conjunto de projetos culturais e tradicionais, incluindo vários museus que abrangem áreas como a arqueologia, história natural, ciência, arte e cultura islâmica. Os marcos distintos incluem dois grandes mercados (souks) cobertos, refletindo o design islâmico, e uma série de áreas recreativas e parques públicos, como o Al Montazah Fun Park e o Al Buheirah Corniche. A cidade também é notável por suas numerosas mesquitas elegantes. É um Emirado bem tradicional, cujo público-alvo no turismo é, em sua maioria, o islâmico, já que detém uma legislação mais rígida, por exemplo, em relação ao consumo de álcool. As bebidas alcoólicas não são servidas nos hotéis, restaurantes ou outros estabelecimentos de Sharjah, devido à maioria muçulmana na área.

Ras al-Khaimah


A cidade de Ras al-Khaimah, simplesmente abreviada para RAK, faz fronteira com o enclave de Musandam em Omã e ocupa parte da mesma península. Abrange uma área de 2.486km² e tem 64km de faixa litorânea.

Conhecida por suas belíssimas montanhas e o turismo de aventura, RAK abriga o pico mais alto dos Emirados, o Jabel Jais, que tem 1.934m de altura. Ali se inicia o trajeto da tirolesa mais longa do mundo, certificada pelo Guinness World Records!

Além da aventura, RAK tem várias outras atrações como o Museu Nacional de Ras al-Khaimah e suas exposições sobre arqueologia, história natural, artes e ofícios de séculos anteriores. Há também o Dhayah Fort, o forte mais alto no topo de uma colina nos Emirados Árabes Unidos, e ainda as ruínas do Palácio de Sheba.

Outros pontos interessantes são o Forte Al Falayah, antiga residência de verão da família governante Al Qasimi, e ainda a fabulosa Al Jazirah Al Hamra, uma "cidade fantasma" abandonada de arquitetura preservada em um porto de pérolas.

RAK também tem sua Old Town (cidade antiga) e o Souk (mercado) com lojas tradicionais e modernas, bem como oficinas de artesãos de todos os tipos!

Fujairah


Fujairah é o emirado que está localizado mais a leste no território dos Emirados Árabes Unidos, ao longo do Golfo de Omã. A costa de Fujairah se estende por cerca de 70km, contando com praias belíssimas de água cristalina, cercadas pela paisagem montanhosa. A área total da cidade é de 1.450km².

Devido à sua localização mais ao leste, o clima de Fujairah é mais moderado do que o de Abu Dhabi e Dubai. Os visitantes de fim de semana que procuram escapar do calor são atraídos pela atmosfera relaxante e pacífica do local.

As cachoeiras Wadi Al Wurayah e os Jardins Ain Al Madhab são as principais atrações turísticas que preservam parte do passado do emirado. A mesquita principal é a grande Mesquita Sheikh Zayed, a segunda maior dos Emirados Árabes Unidos, que pode ser vista de muitos locais no centro da cidade e tem capacidade para receber 28.000 fiéis!


Ajman


Ajman, o menor dos emirados, tem crescido imensamente ao longo dos anos, com os recentes investimentos de empresas estrangeiras, reformas de seus pontos turísticos mais antigos e instalação de novos, além de hotéis e pontos comerciais.

A corniche é um destino popular à noite e fim de semana para as famílias e oferece uma série de lanchonetes e cafeterias. Ali também estão situados muitos hotéis, incluindo grandes redes como o Ramada e Fairmont e também negócios locais como Palace, Ajman Hotel, o Ajman Saray.

O Museu Nacional de Ajman situado no Forte de Ajman, o Forte Vermelho e o museu no enclave interior de Manama, são exemplos de atrações culturais disponíveis para descobrir a história deste emirado. O City Centre Ajman, localizado na região central, é o maior shopping center da cidade e se tornou uma grande atração por si só, por conta de sua experiência arquitetônica única e variedade de lojas e confeitarias.


Umm al-Quwain


Com uma área de 720km², Umm al-Quwain é o segundo menor emirado e seu território corresponde a apenas 1% da área total dos Emirados Árabes Unidos. O emirado possui ricos manguezais costeiros na costa do Golfo Pérsico e muitas ilhas a leste do continente. A maior ilha, Al Seniah é o lar de gazelas árabes, falcões e tartarugas.

A cidade oferece instalações para inúmeras atividades recreativas que vão desde velejar até o paraquedismo. Atividades tradicionais como construção de veleiros e esportes como falcoaria e corridas de camelos também são populares no emirado. E por fim, para aquela aventura refrescante fugindo do calor no alto verão emirati, há o Dreamland Aqua Park que é um dos mais antigos parques aquáticos dos Emirados Árabes Unidos, mas também o maior deles em extensão. Está localizado na costa de Umm al-Quwain e tem cerca de 250.000m²! O Parque funciona durante todo o ano com capacidade diária de dez mil visitantes*. Esse é um pouquinho desse país imenso e cheio de coisas para explorar



*é bom sempre estar atento às orientações de segurança sobre a Covid-19, alguns pontos turísticos podem estar fechados ou com capacidade reduzida.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page